Em 2015, foi instituído, em caráter permanente, o Comitê Municipal de Prevenção e Controle das Arboviroses composto, atualmente, por 14 secretarias, mais parceiros:
Participantes:
- Secretaria Municipal de Governo, com a participação da Defesa Civil e Serviço 156.
- Secretaria Municipal de Saúde
- Secretaria Municipal de Comunicação
- Secretaria Municipal de Cultura
- Secretaria Municipal de Educação
- Secretaria Municipal de Esportes e Lazer
- Secretaria Municipal de Habitação
- Secretaria Municipal de Recursos Humanos
- Secretaria Municipal de Relações Institucionais
- Secretaria Municipal de Serviços Públicos
- Secretaria Municipal de Trabalho e Renda
- Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos
- Secretaria Municipal de Administração
- Secretaria Municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
- Parceiros: Rede Municipal Dr. Mario Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar e Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento – SANASA
Coordenação:
Cabe à Secretaria Municipal de Governo promover essa intersetorialidade do Comitê, propiciando ações integradas e coordenadas para prevenção e enfrentamento das arboviroses, bem como favorecer as tomadas de decisões e agilidade nos processos administrativos necessários.
Importante também buscar a integração de entidades públicas e privadas, organizações não governamentais, clubes de serviço, associações diversas, visando aumentar a resiliência das comunidades, para evitar a ocorrência de óbitos por arboviroses, assim como prevenir e coibir processos epidêmicos.
Atribuições do Comitê:
- Acompanhar e estabelecer estratégias de ações voltadas à prevenção e controle das arboviroses.
- Planejar continuamente as atividades de combate à dengue, ao Zika vírus e à chikungunya no município de Campinas.
- Criar estratégias para o alcance de respostas rápidas. Atualmente, além da reunião geral, o Comitê segue com estratégias organizadas por Grupos de Trabalho):
- GT Ação integrada
- GT Plano de contingência
- GT Assistência ao paciente
- GT Fiscalização
- GT Licitação
- GT Cooperativas
- GT Febre Maculosa Brasileira (apesar de não ser uma arbovirose, diante a ocorrência e óbitos no município várias medidas de enfrentamento foram pactuadas estabelecendo as competências de secretarias e órgãos participantes do Comitê Municipal de Prevenção e Controle das Arboviroses).
Objetivos:
- Contribuir no processo de planejamento, articulação, coordenação, execução e avaliação dos programas, projetos e ações de prevenção e controle de doenças, bem como no atendimento a situações adversas provocadas pelas arboviroses em todo o território do Município de Campinas;
- Acompanhar e estabelecer estratégias e ações voltadas à prevenção e controle das arboviroses e trabalhar de forma sistêmica nas ações prospectivas sobre os riscos ainda não existentes, nas ações reativas sobre os riscos existentes e na elaboração e execução de um Plano Municipal de Contingência para o Enfrentamento das Arboviroses;
- Alinhar as suas ações com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, em especial, o objetivo 3 - assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades; e com o Marco de Sendai das Nações Unidas: reduzir o índice de mortes.
Conheça o Plano Municipal de Contingência para o Enfrentamento das Arboviroses Urbanas em Campinas SP 2019-2020. Acesse:
http://suplementos.campinas.sp.gov.br/admin/download/suplemento_2019-06-10_cod523_1.pdf